22/05, 15H55: Presidente do Governo anuncia medida para reforçar rendimento dos produtores de leite

Ponta Delgada, 22 de Maio de 2020

Presidente do Governo anuncia medida para reforçar rendimento dos produtores de leite

O Presidente do Governo visitou hoje a fábrica de rações da Cooperativa União Agrícola, onde anunciou que o Executivo açoriano está a trabalhar na atribuição de um complemento regional ao prémio à vaca leiteira, no montante de 45 euros, uma “medida importante” de reforço do rendimento dos produtores de leite da Região.

“Nós estamos a analisar a forma como podemos reforçar o prémio à vaca leiteira em 45 euros, colocando-o no patamar dos 190 euros nas ilhas de São Miguel e Terceira e de 235 euros nas restantes ilhas, uma medida que, nesta fase extraordinária provocada pela pandemia de COVID-19, constitui um contributo importante para o rendimento dos produtores”, afirmou Vasco Cordeiro.

Numa manhã dedicada ao setor primário, que incluiu também uma visita à Lota de Ponta Delgada, o Presidente do Governo salientou que, apesar da situação provocada pela pandemia nos últimos meses, o setor agrícola manteve-se sempre em atividade na Região, um período que também coincidiu com a decisão das indústrias de baixar o preço do leite à produção.

“Perante essa conjuntura, estamos a construir uma solução para, efetivamente, termos condições de continuar a desenvolver esse trabalho de futuro”, assegurou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que a visita à fábrica da Associação Agrícola de São Miguel pretendeu ser uma forma de “reconhecer o trabalho de todos aqueles que, durante este período de maiores restrições, nunca deixaram de trabalhar e foram um elo essencial” na cadeia de abastecimento alimentar.

“Esta visita insere-se também no acompanhamento desta fase de retoma que já se iniciou e que agora ganhará maior intensidade na Região”, salientou Vasco Cordeiro, que, na próxima semana, vai desenvolver um conjunto de contactos com representantes do turismo, da saúde, do comércio e indústria, das obras públicas e das centrais sindicais.

“Nós temos um grande desafio que esta situação de pandemia nos colocou de forma repentina, o desafio de nos adaptarmos, nas atividades económicas e diárias, a uma nova realidade. Esta fábrica já se está a adaptar, como, por todos os Açores, há muitas outras empresas que já o estão a fazer”, sublinhou o Presidente do Governo.

GaCS/PC

Faça o primeiro comentário a "22/05, 15H55: Presidente do Governo anuncia medida para reforçar rendimento dos produtores de leite"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Translate »