08/07, 8H43: Governo dos Açores vai lançar consulta aos Açorianos sobre Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região

Horta,  7 de Julho de 2020

Governo dos Açores vai lançar consulta aos Açorianos sobre Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região

O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Governo dos Açores está a ultimar a elaboração da Agenda para o Relançamento Social e Económico dos Açores, para uma preparação em termos de planeamento estratégico, com o envolvimento e participação ativa de todos no processo de escolha de políticas públicas.

Sérgio Ávila salientou que esta agenda, elaborada na sequência dos efeitos da pandemia de COVID-19, pretende ser o documento orientador para o relançamento social e económico dos Açores nos próximos dois anos, enquadrado na estratégia europeia que irá definir a aplicação dos financiamentos comunitários para a concretização desse objetivo.

Na prática, a Agenda para o Relançamento Social e Económico dos Açores integra medidas de apoio de intervenção e impactos nas diferentes áreas de atuação para apoio à retoma das atividades sociais e económicas, como o apoio ao emprego, às famílias e setor social e às empresas, com especial destaque para o setor do Turismo.

“Este documento, que também prevê medidas que concorrem para uma maior e melhor capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde, estará em consulta pública ainda durante este mês de julho, de forma a poder recolher de forma direta o contributo de todos os Açorianos”, adiantou o governante.

De acordo com Sérgio Ávila, se, por um lado, a revisão do Orçamento e Plano de Investimento da Região de 2020 pretende dar resposta, no curto prazo e com os recursos financeiros disponíveis este ano, aos novos desafios colocados pela COVID-19, por outro lado, a Agenda para o Relançamento Económico e Social dos Açores pretende dar resposta aos novos desafios que se colocam nos próximos dois anos, aproveitando na íntegra os apoios europeus disponibilizados para vencer este desafio em toda a Europa.

“O Governo Regional acredita que estes documentos são o que os Açores precisam para o momento que atravessamos. Estamos confiantes que, tal como no passado, iremos ultrapassar, em conjunto com todos os Açorianos, mais este grande desafio, com a ambição e responsabilidade de sempre”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

GaCS/SB

Translate »