
No início da situação da pandemia da COVID-19 nos Açores, há mais de um mês e meio, foi tomado um conjunto de decisões que se traduziram em medidas restritivas, que acarretam um sério desafio à nossa sociedade e à nossa economia.
Hoje, a situação da pandemia na Região faz-se sentir, não só no número de contagiados e, lamentavelmente, de óbitos, mas também na situação de trabalhadores, empresas e famílias gravemente afetados na sua atividade e na sua vivência diária.
Interessa, por isso, que, para além das medidas preventivas que foram tomadas e estão em vigor, começar a planear a forma como poderemos regressar à normalidade da nossa vivência coletiva. À normalidade possível da nossa vivência coletiva.
O Roteiro da Região Autónoma dos Açores “Critérios Para Uma Saída Segura da Pandemia COVID-19” que aqui é disponibilizado pretende contribuir para a previsibilidade, certeza e segurança com que todos devemos encetar esse caminho.
É por isso que o/a convido a pronunciar-se sobre este documento, de forma a que, como estamos unidos hoje, possamos, também em união, consensualizar o roteiro que devemos seguir para conduzir os nossos Açores para fora desta situação.
Um roteiro que é um princípio e não um fim em si mesmo. Este é um primeiro momento enquadrador, a que se seguirá um outro, a que também os Açorianos serão chamados a contribuir, que conterá um conjunto de medidas concretas, e o seu calendário, que, nas mais diversas áreas da nossa economia e da nossa sociedade, queremos concretizar para ultrapassar os efeitos provocados por esta situação.
Convém que não nos iludamos. Esse será um caminho longo, demorado e árduo.
Um caminho no qual daremos um passo em frente para, de seguida, fruto das circunstâncias, podermos, eventualmente, ser obrigados a dar dois passos atrás.
No entanto, quanto mais claras e consensuais forem as regras que devemos seguir nesse caminho, mais seguros estaremos nesse processo.
Vasco Alves Cordeiro