Mensagem do Presidente do Governo

No início da situação da pandemia da COVID-19 nos Açores, há mais de um mês e meio, foi tomado um conjunto de decisões que se traduziram em medidas restritivas, que acarretam um sério desafio à nossa sociedade e à nossa economia.

Hoje, a situação da pandemia na Região faz-se sentir, não só no número de contagiados e, lamentavelmente, de óbitos, mas também na situação de trabalhadores, empresas e famílias gravemente afetados na sua atividade e na sua vivência diária.

Interessa, por isso, que, para além das medidas preventivas que foram tomadas e estão em vigor, começar a planear a forma como poderemos regressar à normalidade da nossa vivência coletiva. À normalidade possível da nossa vivência coletiva.

O Roteiro da Região Autónoma dos Açores “Critérios Para Uma Saída Segura da Pandemia COVID-19” que aqui é disponibilizado pretende contribuir para a previsibilidade, certeza e segurança com que todos devemos encetar esse caminho.

É por isso que o/a convido a pronunciar-se sobre este documento, de forma a que, como estamos unidos hoje, possamos, também em união, consensualizar o roteiro que devemos seguir para conduzir os nossos Açores para fora desta situação.

Um roteiro que é um princípio e não um fim em si mesmo. Este é um primeiro momento enquadrador, a que se seguirá um outro, a que também os Açorianos serão chamados a contribuir, que conterá um conjunto de medidas concretas, e o seu calendário, que, nas mais diversas áreas da nossa economia e da nossa sociedade, queremos concretizar para ultrapassar os efeitos provocados por esta situação.

Convém que não nos iludamos. Esse será um caminho longo, demorado e árduo.

Um caminho no qual daremos um passo em frente para, de seguida, fruto das circunstâncias, podermos, eventualmente, ser obrigados a dar dois passos atrás.

No entanto, quanto mais claras e consensuais forem as regras que devemos seguir nesse caminho, mais seguros estaremos nesse processo.

Vasco Alves Cordeiro

Consulte os Contributos recebidos no âmbito do Roteiro para uma Saída Segura da Pandemia de COVID-19

Translate »